A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é uma igreja católica localizada na cidade brasileira de Salvador, Bahia. Ela é um expressivo exemplar da tradição barroca no país e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, a igreja foi indicada para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil1.
Sua notoriedade advém principalmente da fachada ricamente decorada em altos-relevos, algo raro no Brasil. Essa ornamentação detalhada é comparável apenas à Igreja de Nossa Senhora da Guia, localizada em Lucena, Paraíba, que também possui uma fachada em rocha sedimentar (calcário).
No século XIX, o interior da igreja passou por reformas, substituindo a decoração original barroca por altares neoclássicos, considerados a obra-prima do mestre José de Cerqueira Torres. A igreja faz parte de um dos principais conjuntos monumentais de Salvador, que inclui a Igreja e o Convento de São Francisco, ambos anexos[2][2].
A fundação da igreja é atribuída à Ordem Terceira de São Francisco, que iniciou suas atividades na Bahia em 1635. A autoria do projeto é atribuída ao mestre Gabriel Ribeiro, também o construtor do edifício. A pedra fundamental foi lançada em 1º de janeiro de 1702, e as obras foram concluídas rapidamente, com a estrutura finalizada em 22 de junho de 1703. A fachada, no entanto, só foi finalizada em 1705.
Em 1932, por acidente, a fachada original foi redescoberta quando um eletricista estava instalando luzes e parte do reboco caiu. Desde então, a igreja continua a encantar visitantes com sua beleza e história rica